Entre em contato

(43) 3343-5001

25.06.2018

Você sabe quais documentos precisa para fazer um financiamento imobiliário?


                            


Uma das formas de sair do aluguel e comprar o imóvel próprio é o financiamento imobiliário. No entanto, as dúvidas de quem pretende utilizar este meio são muitas, principalmente quanto aos documentos. Por isso, elaboramos esta lista com a documentação básica que você precisa levantar para dar entrada no financiamento. É importante ressaltar que as listas de documentos a serem apresentados podem ser diferentes de uma instituição financeira para outra. Assim, é sempre recomendado consultar a lista de documentos exigida pelo banco escolhido para fazer o seu financiamento.

Documentos necessários do comprador

Pessoa Física

RG, CPF, certidão conjunta de débitos referentes aos tributos federais, certidão de nascimento ou, se casado, certidão de casamento.

Caso você queira utilizar seu FGTS, também deve apresentar:

Extrato original, datado, carimbado e atualizado do FGTS, emitido em uma agência da Caixa Econômica Federal, cópia simples de um comprovante de residência de, no máximo, 3 meses atrás, de um comprovante de residência antigo de, no mínimo, 1 ano atrás, da Carteira de Trabalho (CTPS), da última declaração do Imposto de Renda (IR) e, se você for casado ou tiver uma união estável, também será necessário apresentar cópia simples da última declaração do Imposto de Renda do cônjuge ou convivente.

Pessoa Jurídica

Contrato Social ou Estatuto Social original com todas as últimas alterações contratuais e estatutárias, Certidão Negativa de Débito do INSS, Certificado de Regularidade do FGTS (CRF) e Certidão de Quitação de Tributos Federais (CQTF).

Documentos necessários do vendedor

Pessoa Física:

RG, CPF, declaração de profissão, certidão de nascimento ou, se casado, certidão de casamento, certidão conjunta de débitos relativos aos tributos federais.

Pessoa Jurídica

Carta com firma reconhecida em cartório e assinada pelos representantes, cópia simples da Certidão Negativa de Débito (CND), cópia simples do contrato social ou estatuto social consolidado e registrado perante a Junta Comercial, cópia simples da Certidão Negativa de Débitos de Tributos e Contribuições Federais (CCN), no caso da empresa possuir estatuto social e não contrato social, também será necessária cópia simples da Ata de Eleição da Diretoria registrada na Junta Comercial.

Documentos necessários do imóvel a ser financiado

Cópia simples do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) do ano corrente, certidão negativa do IPTU, cópia simples e dentro da validade de 30 dias da matrícula do imóvel.